sexta-feira, 13 de julho de 2012

ÁFRICA NO CURRÍCULO ESCOLAR


  O Brasil é e habitado por cerca de 97 milhões de negros e pardos. o equivalente a 50,7 da população. Portanto, os negros não podem ser considerados uma minoria num país que só perde para a Nigéria em quantidade de afro-descendentes no mundo. 0 curioso é saber que mesmo com toda a riqueza cultural, histórica e econômica que nós, brasileiros, herdamos da África, ainda conhecemos muito pouco sobre o continente, onde vivem mais de 900 milhões de pessoas das mais variadas etnias.
  Não é de hoje que os livros escolares e as notícias da imprensa apresentam uma África estereotipada.
MATERIAL DIDÁTICO
  Quando esbarramos com as pessoas pelas ruas da cidade, não conseguimos descobrir onde elas moram, com o que trabalham, nem o quanto ganham. Mesmo assim, é comum que julguemos os outros pela aparência, ou seja, pelas roupas que vestem, o penteado dos cabelos, os objetos que carregam e pela cor da pele. Será que estes traços são suficientes para identificar moradia, profissão ou situação financeira de alguém?
IGUALDADE DE TRATAMENTO E OPORTUNIDADES
  Vez ou outra os jornais publicam reportagens bastante reveladoras sobre desemprego no Brasil. Um índice se mantém inalterado: a maioria dos desempregados é afro-descencente. Os negros também lideram o ranking quando o assunto é trabalhar sem carteira assinada e em condições precárias. O que explica isso? Vamos olhar os classificados dos mesmos jornais? Alguns anúncios pedem que o candidato tenha carro próprio, outros exigem nível superior. Há os que solicitam domínio do inglês ou experiência comprovada. Antigamente as pessoas deviam Alguns anúncios pedem que o candidato tenha carro próprio, outros exigem nível superior. Há os que solicitam domínio do inglês ou experiência comprovada. Antigamente as pessoas deviam um item importante para concorrer a um posto de trabalho: a chamada "boa aparência". Essa exigência foi considerada racista, o que torna a empresa passível de processos.
  Hoje, muitos empregadores substituíram a “boa aparência” pelo envio de fotografias.
  Será que o pedido de fotos dos candidatos é uma atitude inocente ou uma prova de preconceito racial?
CORPO
  Por que será que todos os livros que tratam do tema 'corpo humano' mostram exclusivamente corpos brancos? Será que os negros são diferentes por dentro ou é apenas uma questão de preconceito por parte dos livros?
RELIGIOSIDADE E CULTURA
  Desde que o mundo é mundo, a religiosidade faz parte da rotina de todos os povos, das mais variadas culturas, porque a humanidade sempre buscou o sentido da vida e tentou entender o que acontece com a espécie após a morte. Por maiores que sejam as diferenças, uma regra é básica: qualquer religião visa conduzir os seus fiéis à prática do bem, trazendo junto os fundamentos do amor e o exercício da solidariedade.
  O Brasil é uma nação laica, ou seja, não adota uma religião oficial. A própria constituição federal confere aos brasileiros o direito de escolher a sua fé ou até mesmo optar por não ter fé alguma. Habitamos um território plural, com católicos, muçulmanos, protestantes, umbandistas, judeus, espíritas, budistas, candomblecistas, evangélicos, taoístas e messiânicos, entre outras denominações, convivendo pacificamente. Mas será que ainda há quem associe certas religiões a pessoas de determinados tipos físicos ou a uma cidade específica do país?
 
Fonte: A cor da cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário